MPPI realiza solenidade com parceiros de projetos institucionais premiados pelo CNMP


O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (Gacep), realizou na manhã dessa terça-feira (19) solenidade para entrega de certificados de agradecimento a parceiros de projetos e práticas institucionais, desenvolvidas pelo MPPI, que foram premiados pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Em novembro deste ano, o MPPI recebeu troféus e certificados do Banco de Boas Práticas da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CSP) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Ao todo, onze iniciativas foram premiadas e passaram a constar no acervo de ações, projetos e programas de referência na área do sistema prisional, controle externo e segurança pública no biênio 2022/2023.

O Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Moura, realizou a abertura da solenidade. Na oportunidade, ele ressaltou a importância de uma atuação integrada para garantir efetividade ao trabalho de segurança no Piauí. O PGJ destacou ainda que o MPPI seguirá em 2024 buscando fortalecer parcerias junto às instituições de Segurança Pública e de Justiça.

Diversos órgãos e instituições que integram o Sistema de Justiça e de Segurança Pública no Estado do Piauí contribuíram para implementação e execução das iniciativas, sendo estes: Núcleo das Promotorias de Justiça da Central de Inquéritos de Teresina, Núcleo das Promotorias de Justiça Criminais de Teresina, 47ª, 48ª, 49ª e 56ª Promotorias de Justiça, Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude (CAODIJ) Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), Secretaria de Segurança Pública (SSP), Ministério Público Federal (MPF), Polícia Civil do Piauí (PCPI), Departamento de Polícia Técnico-Científica (DEPOC), Instituto de Criminalística (ICRIM), Polícia Militar do Piauí (PMPI) e Exército Brasileiro.

A coordenadora do Gacep, Fabrícia Barbosa, pontuou a importância do trabalho harmônico e da atuação interinstitucional em prol da Segurança Pública. “ A união de esforços e a harmonia, com cada um exercendo suas funções institucionais, tem sido fundamental para que possamos avançar na qualidade do serviço de Segurança Pública, garantindo resultados efetivos e céleres para a sociedade piauiense”, disse a coordenadora do Gacep, Fabrícia Barbosa.

Prestigiaram a solenidade de entrega dos certificados o Corregedor-Geral do MPPI, Fernando Ferro; a diretora do Ceaf, procuradora de Justiça Teresinha de Jesus Moura Borges Campo; a Chefe de Gabinete do PGJ, Cláudia Seabra; a coord. do Caocrim, Lenara Porto; o coord. do Cacop, Jorge Pessoa; a coord. do Caodij, Joselisse Nunes; membro do Gacep, a promotora de Justiça Mirna Napoleão; a assessora de Planejamento e Gestão, promotora Denise Aguiar; o coord. do Gaeco, Cláudio Soeiro, e a coord. das PJs da Central de Inquéritos de Teresina, Gianny Vieira.

Confira a relação nominal dos representantes de órgãos parceiros:

Ministério Público do Piauí – Promotora de Justiça Gianny Vieira (Coord. das PJs de Central de Inquéritos de Teresina); Promotora de Justiça Joselisse Nunes Carvalho (Coord. do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude); Promotor de Justiça Cláudio Soeiro (Coord. do Gaeco); promotoras de Justiça Liana Lages e Myrian Lago e o Assessor Técnico do GACEP/MPPI Matheus Nunes Tajra.

Tribunal de Justiça do Piauí – Juiz de Direito Valdemir Ferreira Santos (Coord. da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina).

Ministério Público Federal – Procurador da República Patrício Noé Fonseca (Membro do GCEAP/MPF-PR/PI)

Secretaria de Segurança Pública – Secretário de Segurança Pública, Chico Lucas; Superintendente de Gestão Interna, Jetan Pinheiro Barbosa; Diretora de Defesa Social da SSP-PI, Brenda Alves de Carvalho; Gerente de Análise Criminal e Estatística João Marcelo Brasileiro de Aguiar; a Gerente de Proteção aos Grupos Vulneráveis da SSP-PI, Paula De Moura Lopes e a coordenadora de Proteção aos Direitos LGBTQIAPN+, Leonna Ferreira Lima Osternes.

Polícia Civil – Delegado-Geral, Luccy Keiko; Corregedor-Geral da PCPI, Alfredo Cadena Júnior; delegado Guilherme Fortes Mendes Ferraz (Coord. do Departamento de Consultoria e Assessoramento da Corregedoria-Geral da PC); Perito-Geral do DEPOC, Antônio Nunes Nunes Pereira; delegada Alexandra Santos Silva (Coord. do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico) e a delegada Ana Luíza dos Reis.

Exército Brasileiro – Tenente-Coronel Sérgio Roberto Rosas Tarabossi.

Polícia Militar – Comandante-Geral da PMPI, Scheiwann Sheleiden Lopes da Silva.

Instituto de Criminalística – Peritos Criminais Julieta Castelo Branco Ismael; Daniel Mendes Lopes; Danilo Amorim Araújo e Inácio Pereira Lima Júnior.

Fonte: Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI

Postagem Anterior Próxima Postagem