Além disso, a petição reitera a confiança da OAB no sistema eleitoral e nas urnas eletrônicas, ressaltando as diversas ações empreendidas pela Ordem para refutar as acusações infundadas contra o sistema eleitoral e para defender a integridade da Justiça Eleitoral.
O documento expressa a serenidade do Conselho Federal diante da operação e reforça o compromisso irrestrito com a proteção do Estado Democrático de Direito e das instituições republicanas, incluindo o STF, o CNJ e a Justiça Eleitoral.
Adicionalmente, a OAB destaca sua postura de defesa da democracia ao longo do tempo, promovendo o diálogo entre os Poderes e defendendo a integridade do processo eleitoral brasileiro e do Estado Democrático de Direito. A instituição enfatiza sua missão de assegurar eleições justas, livres de fake news e de discursos que ameacem o Estado de Direito.
É ressaltado na petição que a OAB nunca foi abordada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro ou seus representantes, e que as fake news representam uma ameaça à democracia.
Por fim, o texto protocolado reafirma o compromisso da OAB com a democracia e a prontidão da instituição para responder a qualquer ataque que busque minar as eleições e, por conseguinte, a democracia, utilizando todos os meios legais disponíveis.